Com a nova revisão da norma de higiene ocupacional NHO-06 da Fundacentro muito se comenta a respeito da nova proteção do sensor de bulbo seco para os medidores de stress térmico e a Instrutherm destaca medidores de stress térmico que atendem aos novos padrões da norma NHO-06.
Normativa de segurança do trabalho divulga revisão e regras atualizadas para equipamentos de medição

 

A norma de Higiene Ocupacional da Fundacentro NHO-06 foi revisada e está em sua segunda edição. Notamos que existem algumas diferenças entre a primeira e segunda edições e dentre elas há uma especificação referente a proteção que os medidores de stress térmicos devem possuir no sensor de bulbo seco.


O que consta na norma: “sensor de temperatura do ar protegido da radiação solar direta ou daquelas provenientes de fontes artificiais por meio de dispositivos que barrem a incidência da radiação e permitam a livre circulação de ar ao seu redor.” Desta forma os fabricantes se mobilizaram e hoje já existem alguns tipos de proteção para o sensor de bulbo seco disponíveis no mercado, mas que não estão de acordo com a norma e não cumprem a função de forma adequada, pois na sua construção somente consideraram as radiações provenientes de cima como por exemplo as radiações emitidas pelo Sol, esquecendo de que a radiação é emitida em todas as direções.


Abaixo modelo de proteção não adequada:

Fig.1 – Exemplo de proteção não adequada
Fig.1 – Exemplo de proteção não adequada

 

Qualquer material que não esteja em condições ambientais de temperatura em zero absoluto, emite e reflete radiação. Desta forma muflas, fornalhas e prensas de áreas externas, queimadores, paredes, chão, motores de maquinários tais como tratores e colheitadeiras, áreas de incineração a céu aberto entre outros, podem emitir radiação de baixo para cima ou de forma radial, por isso a importância de possuir uma proteção do tipo sinterizada.


Outro ponto é de que o protetor do sensor de bulbo seco foi concebido para proteger o sensor da radiação, sendo que a coloração dessa proteção é de importância fundamental. Existem dispositivos no mercado que são vendidos na coloração preta, esta cor que possui alta emissividade e absorve radiação, ou seja, o protetor está com sua função comprometida que, na tentativa de proteger o sensor de bulbo seco, está com efeito inverso absorvendo toda a radiação.

Fig.2 – Proteção na cor preta não adequada
Fig.2 – Proteção na cor preta não adequada


Desta forma a Instrutherm lançou os protetores sinterizados, com a finalidade de atender 100% os requisitos da norma. Na cor branca e que permitem a livre passagem de ar, as proteções de bulbo seco da Instrutherm são as únicas no mercado que atendem todos os requisitos da norma.

Proteção para sensores de temperatura e umidade sinterizada

São peças utilizadas para proteção de sensores de temperatura. Oferece proteção contra radiação direta e indireta, água e líquidos em geral.
As proteções sinterizadas permitem o fluxo livre e constante de ar no sensor e possuem rápida estabilidade.
Podem ser confeccionadas de metal ferroso, não ferroso ou plástico, dependendo da aplicação.

    
 Fig.3 -  Proteção Instrutherm em plástico sinterizado
 Fig.3 -  Proteção Instrutherm em plástico sinterizado

Assim como em diversos ramos de atuação, o mercado da indústria conta com inúmeras diretrizes para manter o padrão de qualidade de seus produtos. É o caso da norma de higiene ocupacional NHO-06, da Fundação Jorge Duprat Fig. de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), que foi recentemente revisada e atualizada para elevar o padrão de alguns instrumentos, como a proteção do sensor de bulbo seco dos medidores de stress térmicos.


A Instrutherm, empresa especializada em aparelhos de medição e referência no segmento de segurança do trabalho, já apresenta medidores que atendem a atualização da norma. “Nossos equipamentos TGD-200 e TGD-400 incluem uma proteção em plástico sinterizado que enquadra os produtos na atualização da norma. E para os clientes que possuem aparelhos sem essas características, comprados anteriormente, dispomos de acessório específico para a adequação dos padrões”, destaca Cristiano Mollica, engenheiro da companhia.

 
A Instrutherm


A Instrutherm está há 33 anos no mercado e conta com um portfólio que ultrapassa 500 itens. Seu mix de produtos atende diferentes segmentos: segurança e medicina do trabalho, laboratório, mecânica, eletroeletrônica, agrícola e agronegócios, entre outras.
A companhia possui departamento de qualidade, assistência técnica multimarcas, além da calibração RBC de instrumentos das áreas de acústica e vibrações, físico-químicas (gases) e pressão, bem como certificado rastreável RBC para as demais áreas.
Está instalada em São Paulo e atende clientes em todo o Brasil, de pequenos varejos a grandes multinacionais, além de redes de distribuição.


Instrutherm
Telefone: 11 2144-2800
E-mail: instrutherm@instrutherm.com.br
Site com loja virtual: www.instrutherm.com.br
Mídias sociais: Instrutherm no Facebook, Linkedin, Instagram e Twitter