Dicas para economizar energia durante as viagens em períodos de festas e férias

Engenheiro da Instrutherm explica que muitos aparelhos conectados à tomada, mesmo desligados, consomem o suficiente para impactar na conta do final do mês

   Chegou o período de festas e férias escolares, quando muitas famílias viajam. E nem sempre desligar os aparelhos das tomadas está entre as providências pré-viagem. O engenheiro da Instrutherm, Cristiano Mollica, orienta que algumas medidas simples antes de sair de casa podem contribuir expressivamente para a economia de energia durante os dias em que estiver fora, além de garantir maior segurança com as instalações elétricas.
   A primeira prática é desligar todos os equipamentos e eletrodomésticos da tomada. Segundo o especialista, televisores, aparelhos de TV a cabo, vídeo games, fornos de micro-ondas, DVDs, equipamentos de áudio, telefones sem fio, filtros de água eletrônicos e carregadores de celulares consomem energia mesmo estando desligados, se estiverem conectados à energia elétrica. “Em sua maioria, são dotados no circuito interno de transformadores, leds e carregadores de baterias como os telefones sem fio, o que consome energia mesmo sem funcionar. Para se ter uma ideia, alguns equipamentos como notebooks que possuem baterias recarregáveis ou aparelhos de TV a cabo, por exemplo, podem utilizar até 7 Watts por hora”, explica o especialista.
O engenheiro da Instrutherm também orienta que geladeiras e refrigeradores, enquanto não estiverem em uso frequente, podem ter seus termostatos ajustados para temperaturas mais altas, já que a porta não será aberta frequentemente, mantendo os alimentos gelados da mesma forma.
   Outro hábito que corrobora para o consumo de energia desnecessário é manter os carregadores de celulares ligados na tomada dia e noite. De acordo com Cristiano, eles possuem componentes internos, como os transformadores, que consomem energia apenas por circular corrente elétrica entre suas bobinas. E ainda alerta: “algumas pessoas afirmam que os carregadores mais modernos não possuem transformadores, os vilões do consumo de energia, mas a verdade é que sim, em sua maioria possuem. Porém, são menores que os antigos, ou seja, consomem menos energia, são as chamadas fontes chaveadas”, complementa.
   Cristiano Mollica acredita que com essas medidas é possível economizar até 5% no consumo de energia ao final de um mês, dependendo do caso. “Os valores variam conforme a quantidade de equipamentos conectados em uma residência. Mas uma coisa é certa, a redução será notável quando a conta chegar e ao final de um ano, porque terá representatividade ainda maior. Sem contar que essas medidas minimizam os riscos de curto-circuito e incêndios enquanto as famílias estão fora. Nessa época, é muito comum acontecer”, completa o engenheiro da Instrutherm.
   O especialista também explica que é possível conferir o consumo dos equipamentos em stand by acoplando um alicate medidor de fuga de corrente em uma fase do equipamento e multiplicar o valor resultante pela quantidade de horas em que o mesmo ficará conectado à tomada. “Fizemos diversos testes com nosso VA-410 para conferir os resultados de energia consumida num montante. É simples de utilizar e identificar. E todo mundo pode ter um aparelho como esse em casa, entre as ferramentas. Afinal, além de fazer bem ao bolso, a economia de energia é importantíssima para a preservação do meio ambiente”, conclui Mollica.

A Instrutherm

   Há 35 anos no mercado, a Instrutherm tornou-se referência em equipamentos de medição, com um portfólio que ultrapassa 500 itens, atendendo os mais variados setores: laboratório, mecânica, eletroeletrônica, agrícola e agronegócios, entre outros.
   A companhia possui departamento de qualidade, assistência técnica multimarca, além de ser credenciado à Rede Brasileira de Calibração (RBC) oferecendo certificados  RBC de instrumentos das áreas de acústica e vibrações, físico-química (gases) e pressão, eletricidade, temperatura e umidade e tempo e frequência, bem como certificado rastreável RBC para as demais áreas.
   A Instrutherm está instalada em São Paulo e atende clientes em todo o Brasil, de pequenos varejos a grandes multinacionais, além de redes de distribuição.

Instrutherm
Telefone: 11 2144-2800
E-mail: [email protected]
Site com loja virtual: www.instrutherm.com.br
Mídias sociais: Instrutherm no Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin e Twitter

Informações à imprensa: infato comunicação
PABX: 11 3392-5542
Leila Peres – [email protected]
Vivo: 11 97151-1807
Daiana Oliveira – [email protected]
11 97560-5500
Redação
[email protected]
[email protected]