Equipamentos de medição obrigatórios para a segurança do trabalhador são destaques da Instrutherm em feira internacional especializada no setor


Companhia líder no mercado nacional também terá workshops gratuitos sobre normas e atualizações durante a FISP, de 3 a 5 de outubro em São Paulo


   Referência em equipamentos de medição que atendem diversas normas obrigatórias no segmento de segurança do trabalho, a Instrutherm estará em mais uma edição da FISP -Feira Internacional de Segurança e Proteção- com soluções e tecnologias atualizadas para apresentar ao visitante. O evento acontece de 3 a 5 de outubro na capital paulista, no São Paulo Expo.
Além dos aparelhos digitais e portáteis em destaque, tais como dosímetros, decibelímetros, detectores de gases, entre outros fundamentais e obrigatórios em diversos setores da indústria para garantir a saúde e segurança no ambiente de trabalho, a Instrutherm abordará diversos temas de interesse profissional em workshops gratuitos no estande. A programação com os assuntos e horários será disponibilizada durante a feira.
   A Instrutherm está há 34 anos no mercado, atendendo diferentes áreas. Além de segurança e medicina do trabalho, onde é considerada uma
das marcas líderes, a companhia disponibilizamedidores para os setores: laboratório, mecânica, eletroeletrônica, agrícola e agronegócios, entre outros.
   “Trabalhamos com um portfólio de produtos com mais de 500 itens e estamos sempre atentos às necessidades dos mais variados segmentos no que se refere a equipamentos de medição para desenvolver novas tecnologias e aprimorar funcionalidades”, explica Evair Caetano, diretor comercial da Instrutherm.
Em suas próprias instalações, a companhia também possui departamento de qualidade, assistência técnica multimarcas, calibração RBC de instrumentos das áreas de físico-química e pressão, bem como certificado rastreável RBC para as demais áreas.
   A sede da empresa fica na capital paulista e o atendimento se dá em todo território nacional, desde clientes dos pequenos varejos a grandes multinacionais e redes de distribuição.


FISP e números do setor


   Depois de três anos consecutivos de quedas, o faturamento da indústria de equipamentos de proteção se estabilizou em 2017 no Brasil e deve ter um crescimento de 3% este ano pelas projeções da Animaseg (Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção no Trabalho). Um segmento que movimenta mais de R$ 4 bilhões por ano segundo levantamento da entidade.
   Contemplada por normas e legislações específicas, a Saúde e Segurança no Trabalho (SST) ainda tem muito que avançar no país. São mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano, gerando gastos que chegam a algumas dezenas de bilhões de reais. Um estudo feito pelo Fundacentro, órgão do Ministério do Trabalho, indica que entre 2012 e 2016 esses acidentes causaram 13,3 mil mortes.


Equipamentos em destaque


Dosímetros de ruído:
   DOS-600 e DOS-700, ambos os equipamentos possuem alta tecnologia e atendem diversas normas ligadas à segurança do trabalhador, como a NR-15 e NHO-01.
   Dentre as características, o DOS-700destaca-se pelo seu tamanho compacto e peso, apenas 77 gramas, com 3 dosimetrias simultâneas e microfone incorporado sem fio.Permite também realizar a análise de ruído em % DOSE, leitura instantânea de nível sonoro e exposição sonora em Pascal.De forma automática,possibilita programar e temporizar para pausar a medição no horário de almoço, armazenar todos os dados e posteriormente gerar relatórios com gráficos e identificação do local e funcionário avaliado.
   O dosímetro DOS-700 possui ampla memória de armazenamento, permitindo realizar as medições com detalhamento técnico devido aos 95 parâmetros disponíveis, tais como: valores de pico, máximo e mínimo, dose (%DOSE), dose projetada (Pdose), nível equivalente ponderado em A, C e Z (Leq ou Lavg), nível de exposição normalizada (NEN), nível de exposição normalizada projetada e mais 85 parâmetros.
   Já o DOS-600tem 8 medições de dose de padrão OSHA, MSHA, DOD, ACGIH, ISO 85 e ISO 90, 9 configurações definidas pelo usuário e, quando utilizado em modo decibelímetro, indica a média equivalente, pico e nível de exposição sonora. Tempos de amostragem podem ser especificados entre 1 segundo e 1 hora, com armazenamento de 120.000 pontos e dados.
O DOS-600 ainda oferece escala de medição de ruído de 60 a 130dB e 70 a 140dB, frequência de ponderação com detector RMS (A e C) e interface de comunicação USB, função Datalogger que emite relatório e histograma, cálculo automático de dose projetada, medição e armazenagem de até 5 valores de LN específicos (nível de ruído estático).
Detectores de gases:
   O Detector de 4 Gases Portátil modelo DG-500 será apresentado em nova versão, agora com software atualizado, cabo USB e carregador de bateria. O aparelho é indicado para detecção de quatro tipos de gases: combustíveis (%LEL), gás sulfídrico (H2S), monóxido de carbono (CO) e Oxigênio (O2).
   O equipamento foi desenvolvido especialmente para a utilização em locais como galerias, túneis, tanques de armazenamento, tubulações, minas de carvão, entre outros. A tecnologia é destinada a garantir a proteção antes de entrar no local ou para monitorar o ambiente durante o trabalho.
   As principais características do instrumento são: a detecção pelo método de difusão natural de amostragem; alta sensibilidade e repetibilidade; portátil e compacto de fácil manuseio; produzido em plástico resistente e envolto por borracha antiderrapante, além de ser à prova de respingos de água.
   Outro destaque é o modelo DG-2000, um equipamento capaz de detectar a presença de gás amônia em vazamentos de matérias ou soluções líquidas em ambientes fechados. É um detector de gás portátil e muito útil para profissionais que atuam na área de segurança do trabalho, além de ser utilizado em laboratórios de pesquisas nos mais diversos segmentos.
   O aparelho possui sensor do tipo eletroquímico; grau de proteçãoIP-65 (protegido contra poeira e respingo de água); tem bateria com duração de 300 horas continuamente e vem com clipe de cinto tipo jacaré e clipe de cinto simples.
Decibelímetros:
   O modelo DEC-490é um instrumento projetado para medições de níveis sonoros em geral, tais como automotivo; diferenças de níveis entre exterior e interior para estudo de isolação acústica, entre outros. Possui saída USB, Datalogger e software de fácil utilização.
   Já o decibelímetro DEC-440 é um equipamento indicado para técnicos e engenheiros de segurança do trabalho naidentificaçãodo nível de intensidade de ruído dos ambientes de trabalho, para verificar se há necessidade do uso de EPI e qual é a intensidade do som. Está em conformidade com a IEC 60651, ANSI 1.4, tipo II.


Calibrador acústico portátil:


   O CAL-5000é próprio para ser utilizado em campo, laboratório e calibração de sensibilidade de microfones para assegurar a precisão dos equipamentos e resultado dos testes efetuados.O aparelho possui display LCD, circuito integrado de estado sólido com ótimo desempenho, precisão e estabilidade.
Medidor portátil e digital de luz LED:
   Em alguns segmentos de atuação, a luz segue normas em prol da saúde e segurança do trabalhador. Uma delas é a intensidade luminosa, que precisa ser monitorada e adequada conforme o tipo de atividade.
   O luxímetro digital LD-550 é um medidor portátil de LED para verificação de luz branca, fluorescente, iluminações com lâmpada de sódio e até lâmpadas incandescentes.
   O aparelho é indicado a técnicos e engenheiros de segurança do trabalhopara apontar se a intensidade luminosa do local está de acordo com as normas impostas por empresas fabricantes de lâmpadas. É muito utilizado em armazéns, fábricas, prédios comerciais, restaurantes, escolas, bibliotecas, hospitais, laboratórios de fotografias e vídeo, garagens, estacionamentos, museus, galerias de arte, estádios, prédios de segurança etc.


Medidor de stress térmico


   O modelo TGD-400é outro destaque da Instrutherm na FISP, equipamento já atualizado para atender às mudanças na norma de higiene ocupacional NHO 06. Trata-se de um instrumento que emite relatórios em lista e gráficos e possui função de anemômetro, medindo a velocidade do ar auxiliando no cálculo da temperatura efetiva, o que o diferencia dos demais aparelhos disponíveis no mercado. Tem função Dataloggere capacidade para armazenar 65000 pontos e dados. É indicado aos profissionais que trabalham em ambientes expostos aocalor insalubre.


Thermo-higro-decibelímetro-luxímetro digital


   O THDL-400é um modelo que reúne quatro funções de medição em um único aparelho: temperatura, umidade, decibéis e luminosidade. Em conformidade com a norma EN-55022, é um instrumento indicado para registro de referência acústica e comparativos de níveis sonoros; verificação de intensidade luminosa na área de segurança do trabalho, além de medição de umidade relativa e temperatura do ar, temperatura de líquidos e soluções.


Instrutherm
Telefone: 11 2144-2800
E-mail: instrutherm@instrutherm.com.br
Site com loja virtual: www.instrutherm.com.br
Mídias sociais: Instrutherm no Facebook, Linkedin e Twitter
Na FISP
Estande 328