Novas soluções e tecnologias auxiliam na segurança e saúde do trabalhador

Instrutherm aponta que, segundo dados da Previdência Social, divulgados no final de julho deste ano, ocorrências de acidente de trabalho apresentaram queda de 14%, mas ainda somam 612 mil casos no Brasil

 

   De 16 a 18 de agosto, a Instrutherm participa de mais uma edição da Expo Proteção -Feira Internacional de Saúde e Segurança do Trabalho-, em São Paulo, no Expo Center Norte. A empresa, que é especializada em equipamentos de medição e considerada uma das líderes nesse segmento, no qual atua há mais de 33 anos, lança novas tecnologias para o setor.

   “Instrumentos de medição como dosímetro de ruído, detectores de gases, explosímetros, entre outros, são fundamentais em alguns segmentos. Os aparelhos são capazes de evitar acidentes de pequenas a grandes proporções, bem como auxiliar na higiene ocupacional das empresas. Por isso, estamos sempre atualizando nossos modelos de acordo com normas regulamentadoras, buscando novas tecnologias e agregando serviços como cursos de especialização e utilização de equipamentos”, comenta Evair Menezes, diretor comercial da companhia.

   A Instrutherm destaca os dados divulgados pela Previdência Social na última semana de julho deste ano, apontando que o Brasil registrou queda de 14% no número de acidentes de trabalho. “Apesar da redução, ainda são 612 mil ocorrências considerando trabalhadores formais. Somos o quarto País no mundo com maior incidência, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Estamos atrás somente da China, Índia e Indonésia”, ressalta Evair.

   A companhia acrescenta que, de acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) realizada pelo IBGE, em 2013, para cada acidente de trabalho registrado pela Previdência Social, há quase sete acidentes não declarados oficialmente.

   Na Instrutherm, o dosímetro de ruído é um dos carros-chefes do portfólio no segmento de segurança do trabalho. E durante a Expo Proteção a empresa lança sua grande novidade, o DOS-700, um modelo portátil e sem fio, com tecnologia avançada e diferenciais únicos de mercado. “É a evolução de uma linha reconhecida pelo setor. Somos referência em todo o Brasil há décadas”, complementa o diretor da empresa.

   O dosímetro de ruído é utilizado para medição de dose, de exposição sonora e nível de pressão sonora em ambientes ruidosos como aeroportos, indústrias, estradas, construções, obras, entre outros. E o modelo DOS-700 chega mais compacto, em formato que permite ao profissional utilizar no ombro de tão pequeno e leve que é a nova versão.

   As inovações técnicas de funcionalidade são: classificação tipo 1; característica 3 em 1 -audiodosímetro, nível sonoro e exposição sonora-; microfone sem fio destacável e incorporado ao equipamento; a possibilidade de realização de três dosimetrias simultâneas em normas diferentes; de medições simultâneas nas ponderações A, C e Z / Fast, Slow e Impulse ou em duplicações de dose diferentes 3, 4, 5 ou 6; a comunicação por infravermelho e USB; bateria recarregável em polímero de lítio; e uma base que permite o carregamento de até cinco dosímetros simultaneamente.

   Acompanhando as tecnologias mais avançadas, o DOS-700 também possibilita medições programadas para data e hora desejada; tem função de pausa para hora do almoço; vem com software multilinguagem -português, inglês e espanhol-; proporciona a seleção de 30 parâmetros de análise estatística e mais 94 parâmetros de medição através do software, Lavg, Leq, DOSE, TWA, NEN, entre outros. O instrumento foi desenvolvido para atender às normas nacionais e internacionais e também possui as pré-configuradas: NHO-01 e NR-15, bem como outras que podem ser configuráveis pelo usuário.

   Ainda vale ressaltar o exclusivo display de LCD multicaracteres, que dispensa o uso de um computador acoplado para as configurações; bem como o relógio de tempo real, para acompanhamento das medições e seus horários.

   Além desse lançamento, a Instrutherm destaca outras soluções: detectores de diversos gases para ambientes confinados como o equipamento DG-500; o modelo MV-100 para medir a vibração do corpo humano; o medidor de campo eletromagnético modelo DRE-010; o aparelho TGD-400 que monitora stress térmico; e o calibrador de dosímetro modelo CAL-5000.

 

Profissionalização

   Especialização de profissionais também será foco da companhia durante a semana da Expo Proteção. No evento, a empresa participa da grade de palestras com apresentação de Cristiano Mollica, engenheiro da Instrutherm, no dia 17 de agosto às 15h para abordar Vibração e acústica – Princípios básicos e metodologia de utilização.

   Já em seu próprio estande, a Instrutherm terá três workshops gratuitos por dia, cada um com duração de uma hora no período das 16h30 às 19h. “Estamos sempre próximos de nossos clientes, seja através das feiras que participamos ou pelos treinamentos que realizamos inloco, o que nos permitiu identificar essa demanda de profissionalização segmentada. Sem contar as constantes atualizações de normas e tecnologias que devem ser acompanhadas pelos profissionais”, comenta Evair.

   Na mesma semana do evento, dias 14 e 15, a empresa realizará -em seu auditório próprio, na capital paulista- um curso sobre Medição de Níveis de Ruído Ocupacional e Ambiental, ministrado pelo Mestre em higiene ocupacional Marcos Domingos da Silva.

 

A companhia

   A Instrutherm está há mais de 33 anos no mercado e conta com um portfólio que ultrapassa 500 itens. Seu mix de produtos atende diferentes segmentos: segurança e medicina do trabalho, laboratório, mecânica, eletroeletrônica, agrícola e agronegócios, entre outras.

   A companhia possui departamento de qualidade, assistência técnica multimarcas, além da calibração RBC de instrumentos das áreas de acústica e vibrações, físico-química (gases) e pressão, bem como certificado rastreável RBC para as demais áreas.

   Está instalada em São Paulo e atende clientes em todo o Brasil, de pequenos varejos a grandes multinacionais, além de redes de distribuição.

Instrutherm
Telefone: 11 2144-2800
E-mail: [email protected]
Site com loja virtual: www.instrutherm.com.br
Mídias sociais: Instrutherm no Facebook, Linkedin, Instagram e Twitter


Na Expo Proteção 2017
De 16 a 18 de agosto
Estande 3100
www.expoprotecao.com.br