Empresa alerta para cuidados necessários com a rede elétrica em casos de umidade

 

Engenheiro da Instrutherm aponta cuidados essenciais antes de conectar aparelhos às tomadas após alagamentos e outras situações de umidade

 

Durante o período de chuvas fortes e alagamentos pela cidade, um cuidado que muitas vezes passa despercebido é a umidade na rede elétrica nas residências e estabelecimentos comerciais. É importante ficar atento antes de conectar novamente aparelhos domésticos e eletrônicos à tomada. O engenheiro da Instrutherm, Cristiano Mollica, aponta medidas essenciais para resguardar as instalações e equipamentos.

Em caso de enchente, por exemplo, a primeira prática é desligar a chave geral do quadro de energia e todos os equipamentos e eletrodomésticos da tomada, para evitar curto circuito. Além de encontrar um lugar no alto para que possa acomodar os produtos e evitar o contato com água, o que também pode danificar.

Após a água escoar completamente do ambiente, o engenheiro da Instrutherm orienta para nunca ligar imediatamente os aparelhos. A rede elétrica precisa ser vistoriada, e certificada de que todas as tomadas e interruptores estejam totalmente secos. “É importante certificar-se de que todas as tubulações estejam secas e, em muitos casos, é necessário solicitar o auxílio de um profissional especializado para ter essa garantia, evitando ainda mais prejuízos”, comenta Mollica.

O engenheiro ressalta que, “caso estejam com água e não seja possível secar, é imprescindível esperar que seque naturalmente, mesmo que isso leve um tempo longo. Religar a energia com água nas tubulações é extremamente perigoso, podendo inclusive ocasionar choques graves. Por isso, se tiver dúvidas, procure por um eletricista de confiança”, explica Mollica.

Alguns aparelhos de medição profissionais contribuem para que eletricistas, engenheiros e até arquitetos confiram as condições da rede elétrica. Mas também é possível identificar se as tomadas estão energizadas utilizando equipamentos mais simples de manuseio. Há diversas opções que compõem as linhas de multímetros e detectores de tensão, por exemplo, que podem atender aos diferentes perfis de usuários.

 

A Instrutherm

 

Há 35 anos no mercado, a Instrutherm tornou-se referência em equipamentos de medição, com um portfólio que ultrapassa 500 itens, atendendo os mais variados setores: laboratório, mecânica, eletroeletrônica, agrícola e agronegócios, entre outros.

A companhia possui departamento de qualidade, assistência técnica multimarca, além de ser credenciado à Rede Brasileira de Calibração (RBC) oferecendo certificados  RBC de instrumentos das áreas de acústica e vibrações, físico-química (gases) e pressão, eletricidade, temperatura e umidade e tempo e frequência, bem como certificado rastreável RBC para as demais áreas.

A Instrutherm está instalada em São Paulo e atende clientes em todo o Brasil, de pequenos varejos a grandes multinacionais, além de redes de distribuição. 

 

Instrutherm

Telefone: 11 2144-2800

E-mail: instrutherm@instrutherm.com.br

Site com loja virtual: www.instrutherm.com.br

Mídias sociais: Instrutherm no Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin e Twitter

 

Informações à imprensa: infato comunicação

PABX: 11 3392-5542

Leila Peres - leila@infato.com.br

Vivo: 11 97151-1807

Daiana Oliveira - daiana@infato.com.br

11 97560-5500

Redação

redacao@infato.com.br

redacao3@infato.com.br