Ruído na área agrícola e a segurança do trabalhador


Instrutherm destaca equipamentos de medição para controle de ruído nos ambientes, garantindo saúde aos profissionais


   No dia a dia, o trabalhador rural está submetido a muitas exposições que podem ser prejudiciais à saúde, como o elevado ruído no ambiente. São bombas, motores a combustões, serras, tratores e colheitadeiras funcionando presentes da rotina de muitos profissionais. Mas é possível controlar o impacto sonoro e garantir a saúde e segurança do trabalhador com a utilização de protetores e de equipamentos de medição próprios para essa finalidade, conhecidos como dosímetros.


   A Instrutherm, que é especializada em equipamentos de medição e uma das líderes no segmento de segurança do trabalho, destaca dois modelos do seu portfólio, DOS-600 e DOS-700, e explica suas funcionalidades.


   Ambos os equipamentos possuem alta tecnologia e atendem diversas normas ligadas à segurança do trabalhador, como a NR-15 e NHO-01. Dentre as características, o DOS-600 possui 8 medições de dose de padrão OSHA, MSHA, DOD, ACGIH, ISO 85 e ISO 90, 9 configurações definidas pelo usuário e, quando utilizado em modo decibelímetro, indica a média equivalente, pico e nível de exposição sonora. Tempos de amostragem podem ser especificados entre 1 segundo e 1 hora, com armazenamento de 120.000 pontos e dados.


   O DOS-600 ainda dispõe de escala de medição de ruído de 60 a 130dB e 70 a 140dB, frequência de ponderação com detector RMS (A e C) e interface de comunicação USB, função Datalogger que emite relatório e histograma, cálculo automático de dose projetada, medição e armazenagem de até 5 valores de LN específicos (nível de ruído estático).

 
   Já o DOS-700 destaca-se pelo seu tamanho compacto e peso, apenas 77 gramas, com 3 dosimetrias simultâneas e microfone incorporado sem fio. Permite também realizar a análise de ruído em % DOSE, leitura instantânea de nível sonoro e exposição sonora em Pascal. De forma automática, permite programar e temporizar para pausar a medição no horário de almoço, armazenar todos os dados e posteriormente gerar relatórios com gráficos e identificação do local e funcionário avaliado.


   Além dessas características, o dosímetro DOS-700 já possui ampla memória de armazenamento, permitindo realizar as medições com detalhamento técnico devido aos 95 parâmetros disponíveis, tais como: valores de pico, máximo e mínimo, dose (%DOSE), dose projetada (Pdose), nível equivalente ponderado em A, C e Z (Leq), nível de exposição normalizada (NEN), nível de exposição normalizada projetada e mais 85 parâmetros.


A Instrutherm


   A Instrutherm está há 33 anos no mercado e conta com um portfólio que ultrapassa 500 itens. Seu mix de produtos atende diferentes segmentos: segurança e medicina do trabalho, laboratório, mecânica, eletroeletrônica, agrícola e agronegócios, entre outras.


   A companhia possui departamento de qualidade, assistência técnica multimarcas, além da calibração RBC de instrumentos das áreas de acústica e vibrações, físico-químicas (gases) e pressão, bem como certificado rastreável RBC para as demais áreas.


   Está instalada em São Paulo e atende clientes em todo o Brasil, de pequenos varejos a grandes multinacionais, além de redes de distribuição.

 


Instrutherm
Telefone: 11 2144-2800
E-mail: [email protected]
Site com loja virtual: www.instrutherm.com.br
Mídias sociais: Instrutherm no Facebook, Linkedin, Instagram e Twitter