Instrutherm promove curso de Avaliação da Exposição Ocupacional ao Calor no mês de abril

 

Já adaptado conforme as atualizações da norma NHO-06, evento é uma oportunidade para o profissional de segurança do trabalho aprimorar seus conhecimentos

 

   Os cursos de Avaliação da Exposição Ocupacional ao Calor, oferecidos pela Instrutherm em 2018, tiveram grande procura e participação do público. Por isso, a companhia programa novas datas em 2019. No primeiro semestre será nos dias 4 e 5 de abril. As aulas serão ministradas no auditório da empresa, em São Paulo, pelo mestre e especialista em higiene ocupacional Marcos Domingos. As inscrições poderão ser feitas no site da própria companhia. O curso, já adaptado conforme atualizações da norma 2017 NHO-06, está em sua quinta edição e tem capacidade limitada a 30 participantes, com duração de 12 horas, sendo 8 dedicadas à teoria e 4 à prática. Indicado a profissionais que atuam no segmento de segurança do trabalho –técnicos, engenheiros, enfermeiros e médicos do trabalho-, tem como objetivo apresentar os fundamentos técnicos das trocas térmicas entre o trabalhador e o meio ambiente, abordar critérios e metodologias de avaliação, bem como a utilização de equipamentos de medição Instrutherm com análise de resultados. “A iniciativa da Instrutherm com os cursos teve grande sucesso nos últimos dois anos, levando a empresa a ampliar a grade de programação, horários e turmas por conta da demanda. É um formato de especialização que agrega conhecimento ao profissional, potencializa seu currículo e, sobretudo, dá a oportunidade de atualização teórica e técnica, favorecendo o dia-a-dia no trabalho”, ressalta Evair Caetano, diretor comercial da companhia.

   Marcos Domingos é especialista e Mestre em higiene ocupacional pela Colorado State University (EUA), higienista ocupacional, tecnologista sênior da Fundacentro (SP) de 1975 a 2011 - período que teve oportunidade de participar da elaboração da NR 15, NHT e NHO (01)-, presidente da ABHO -Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais- na gestão de 2003-2009, professor dos cursos de especialização do PECE –Programa de Educação Continuada da USP, presidente do IAC –International Affairs Committee da AIHA–, entre outros títulos.
   E a Instrutherm é uma empresa referência no mercado nacional de equipamentos de medição, considerada uma das líderes no segmento de segurança e medicina do trabalho, com 34 anos de atuação. A marca é brasileira e atua em diferentes setores, com um portfólio que ultrapassa 500 itens.
   A companhia possui departamento de qualidade, assistência técnica multimarcas, além da calibração RBC de instrumentos das áreas de acústica e vibrações, físico-química (gases) e pressão, bem como certificado rastreável RBC para as demais áreas.
   Está instalada em São Paulo e atende clientes em todo o Brasil, de pequenos varejos a grandes multinacionais, além de redes de distribuição.

Instrutherm
Telefone: 11 2144-2800
E-mail: [email protected]
Site com loja virtual: www.instrutherm.com.br
Mídias sociais: Instrutherm no Instagram, Facebook, Youtube, Linkedin e Twitter
Curso: Avaliação da exposição ocupacional ao calor, sobrecarga e conforto térmico
Datas e horários: dia 4 de abril de 2019, das 13h30 às 17h30, e dia 5, das 08h30 às 17h30
Local: Auditório Instrutherm
Endereço: Rua Jorge de Freitas, 274 - Freguesia do Ó - São Paulo/SP
Carga Horária: 12 horas, sendo conceituação (8h) e aula prática (4h)
Conteúdo Programático:
- Adoção do watt (W) como unidade para taxa metabólica, com a adequação dos limites de exposição para trabalhadores aclimatizados; - Atualização da tabela para determinação de taxas metabólicas; - Estabelecimento de limites de exposição para trabalhadores não aclimatizados; - Estabelecimento de níveis de ação para trabalhadores aclimatizados; - Estabelecimento de limite de exposição valor teto; - Estabelecimento de correções no índice de bulbo úmido termômetro de globo (IBUTG) médio em função do tipo de vestimenta utilizada; - Introdução de considerações sobre avaliações a céu aberto. - Estabelecimento de região de incerteza sobre as condições de exposição para trabalhadores aclimatizados; - Introdução de um critério de julgamento e tomada de decisão em função das condições de exposição encontradas; - Introdução de considerações gerais sobre medidas preventivas e corretivas - Introdução à higiene ocupacional: Objetivos, definições e abrangência - Princípios de Trocas Térmicas: Equação do equilíbrio homeotérmico e fatores que interferem nas trocas térmicas - Efeitos à saúde e conforto térmico: Risco de Hipertermia e indicadores de desconforto térmico - Limites de Exposição:NR 15, NR 17, ACGIH e NHO 06 - IBUTG e Temperatura Efetiva:Estabilização de termômetros, seleção de dados para cálculos, determinação dos índices de sobre carga térmica e conforto. - Exercícios de IBUTG e da Temperatura Efetiva:Uso de planilhas para determinação das médias ponderadas e comparação como os limites de tolerância - Prática de Instrumentação: Simulação de exposição ao calor, uso de monitor de stress térmico, psicrômetro e anemômetro. Download e interpretação de dados.